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Reformas na Suíça

Desfrute do seu direito a uma reforma pacífica

Reformas na Suíça Desfrute do seu direito a uma reforma pacífica
Ano:2020
Serviços:UI Design, UX Design, Gestão de Projeto, Desenvolvimento, Manutenção & Suporte
Tipos de Produto:API, Web app
Tipos de Tecnologia:Mongo DB, Node.js, React
Indústrias:Fintech

Cliente

Reformas na Suíça é uma empresa que presta apoio na organização da reforma de pessoas que emigraram para a Suíça. A empresa ajuda as pessoas a localizar e rentabilizar todo o seu dinheiro, trata de todo o processo de regresso ao seu país de origem e planeia a sua pré-reforma e reforma. 

Desafios e objetivos

O nosso cliente queria criar uma plataforma para otimizar e simplificar os seus processos. Na primeira fase do projeto, a nossa tarefa consistia em um website no qual as pessoas encontrassem mais informações e deixassem os seus contactos para se estabelecer comunicação mais tarde. 

Após o nosso cliente ter notado que o número de clientes aumentou, começámos a pensar numa solução mais sofisticada. É aqui que começa o nosso verdadeiro desafio. O objetivo era criar uma experiência muito clara e intuitiva de planeamento e gestão da reforma a partir do conforto do lar.  

 

 

USER PERSONA

A resposta lógica para saber quem é o utilizador do serviço de reforma parece óbvia: ou as pessoas que planeiam reformar-se ou já estão reformadas. Foi assim que surgiu a user persona "John". 

O ponto-chave sobre John é que ele planeia reformar-se. Ele não tem muito conhecimento técnico e prefere tratar pessoalmente de todas as suas necessidades.

Depois de fazer uma pesquisa mais profunda e de falar com o público-alvo, apercebemo-nos de que lidaríamos com mais uma user persona… Por vezes, não são os reformados, mas sim os seus filhos (ou amigos) que se encarregam do seu processo de reforma. 

 

 

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Assim, surge a Amanda. Ela tem uma tia que já se reformou e quer passar o resto da sua vida no país de origem. Amanda é especialista em tecnologia e acredita que as tecnologias podem tornar a nossa vida mais fácil.

Compreendemos que o nosso desafio era encontrar um equilíbrio na criação do produto, para que fosse adequado para ambos os tipos de utilizadores. Era importante para nós acomodar o nosso produto a utilizadores com diferentes níveis de habilidade: não demasiado complicado, sem ser “insosso”.

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CUSTOMER JOURNEY

A fim de compreender quais eram as nossas oportunidades, traçámos a “jornada do cliente”. Primeiro desenhamos os passos dos utilizadores desde que entram na aplicação web: eles visitam a aplicação, procuram o serviço que lhes interessa e iniciam o pagamento.  

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UI STYLE GUIDE

O nosso cliente já tinha um logótipo e cores de marca associados à bandeira de Portugal, uma vez que o público-alvo é principalmente português. A tarefa da nossa equipa era criar uma sensação que se assemelhasse às instituições governamentais, para que a aplicação web fosse entendida como confiável e de confiança

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USABILIDADE

Interações bem pensadas podem fazer a diferença na criação de experiências intuitivas e esse era o nosso principal objetivo.

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Decidimos concentrar-nos nestes dois princípios de usabilidade:

  • Reduzir a carga cognitiva - criando uma barra informativa à direita, ajudamos o utilizador a ver o resumo de todas as escolhas que fez;
  • Controlo e liberdade do utilizador - ao adicionar um botão "voltar" em todas as fases do processo, permitimos aos utilizadores voltar a qualquer passo e fazer alterações em qualquer altura.
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  • Visibilidade do estado do sistema - a adição de uma barra de progresso permite à pessoa saber em que passo se encontra e quantos passos restam.
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FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA, A PARTIR DO BACK OFFICE

Para processar serviços e atualizar os seus clientes, os administradores da Reformas na Suíça precisavam de um espaço profissional. Por isso, desenvolvemos um back office para que eles pudessem acompanhar e tratar de tudo. Ao abrir o BO, o administrador vê gráficos informativos, dando-lhe uma visão geral do estado do negócio: a quantidade de processos anuais, serviços mensais e o tipo de serviços mais frequentemente adquiridos.

Além de editar o conteúdo da aplicação web, ele também pode adicionar, editar e remover serviços, consultar a lista de clientes e gerir os serviços adquiridos pelos clientes.

Mas, queríamos ir mais longe! Ao permitir aos administradores gerar pdfs personalizados que podiam ser descarregados automaticamente ou enviados para o e-mail dos clientes, conseguimos aliviar a carga administrativa. 

Missão cumprida: o processo foi digitalizado e está ainda em evolução.

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RESUMO

Ao repensar e melhorar o percurso do cliente Reformas na Suíça criámos uma experiência totalmente nova no planeamento da reforma: uma plataforma intuitiva e adaptada que dá apoio aos utilizadores e os faz sentir-se seguros em cada passo, levando-os a adquirir o serviço com confiança. 

O back office mudou a vida do nosso cliente, uma vez que lhe permitiu reestruturar e otimizar os seus processos. Como resultado, o seu serviço tornou-se mais rápido e são agora capazes de acolher mais clientes. 

Testemunho
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Patrick Dias
Co-fundadorlogo
A equipa Codepoint empenhou-se a estudar os nossos utilizadores de forma a criar uma plataforma de fácil utilização. A sua ajuda no back office facilitou imenso o nosso trabalho, devido à reestruturação e optimização dos nossos processos. Recomendo fortemente esta equipa!
Patrick Dias
Co-fundadorlogo
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